quinta-feira, 12 de abril de 2012


DJ FRAN VIANA É HOMENAGEADO DA GLAM PARTY FORTALEZA

De shape novinho em folha, Fran Viana vai confraternizar com amigos
e DJs na noite de sábado (14/4) na boate Level

Há 25 anos, um galpão da Rua Dragão do Mar foi transformado numa boate de paredes pretas e detalhes em amarelo que ganhou o nome de Periferia. Naquele tempo a Dragão do Mar não tinha nada além de velhos galpões, um casario decadente e mal cuidado, e a Capitania dos Portos. Era um via maltratada pelo vai-e-vem de caminhões pesados, com um calçamento irregular que, em dia de chuva, inundava a ponto de jogar água pra dentro dos tais galpões. Ninguém imaginava até então a criação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, muito menos a efervescência cultural e o point de entretenimento que aquela área se tornaria posteriormente.

Naquela boate que o colecionador de discos e grande conhecedor de música pop, Fran Viana, foi alçado à categoria de DJ profissional, tornando-se residente da casa que marcaria a vida noturna da cidade na segunda metade da década de 80. Neste sábado (14/4), Fran é o homenageado da terceira edição da Glam Party Fortaleza, que acontece na boate Level, a poucos passos de onde foi a pioneira Periferia. Fran Viana topou responder umas perguntinhas rápidas sobre sua trajetória com exclusividade para o Blog do LAF. Confira:


LAF - Como começou sua paixão por música? Houve um fato específico - uma música, um disco, um período, ou mesmo um amigo (ou turma de amigos) - que o fez se apaixonar por música?
FRAN VIANA - Desde a infância ouvia música de vários estilos e sentia que aquilo mexia comigo de uma maneira mais intensa do que com os outros garotos. Acho que é predisposição genética, sei lá... De qualquer forma, a canção que mais me marcou foi "Alegria, Alegria" (Caetano Veloso) quando eu tinha 7 anos. Parecia ter sido feita especialmente para mim e, mesmo sem entender quase nada da letra, eu a decorei e passava o dia cantando as "espaçonaves, guerrilhas e cardinales bonitas".

LAF - Você está comemorando 25 anos de carreira, o que significa que o marco zero foi sua entrada na boate Periferia. Mas antes disso, o que o levou a ser convidado para assumir a residência da casa? Você já tinha uma trajetória, não é verdade?
FRAN VIANA - Por colecionar discos, era eleito naturalmente para tocá-los nas festinhas dos amigos. Daí o Lino Villaventura, que considero como o responsável pela minha carreira de DJ, sempre me pedia sugestões para trilha de seus desfiles e, assim, com esse auxílio luxuoso, fui parar na Periferia.

LAF - Antes da Periferia, quem eram os DJs da cidade? Quem fazia as melhores festas?FRAN VIANA - Lembro do Edgar, do Sílvio de Paula e das festinhas "mingau pop" do Náutico. Nessa época eu curtia mesmo era rock'n roll tipo Stones, Bowie, Zeppelin e Dylan, então não era grande frequentador de discotecas e boates.

LAF - Se você fosse isolado numa ilha deserta e que só poderia levar a coleção de um só artista/banda, qual seria sua opção e por que?
FRAN VIANA - Esta pergunta é de lascar para quem gosta de estilos tão variados como eu. Mas acho que eu levaria a discografia do João Gilberto, que é o artista que mais me emociona e no qual a cada audição descubro novas e maravilhosas sensações.

LAF - Você foi um dos primeiros a tocar música eletrônica na cidade, bem na época que tava começando a rolar o movimento da house-music, acid-house, as primeiras raves etc e tal. O que você acha da cena eletrônica de Fortaleza com estas megafestas em mansões, sítios, casas e/ou barracas de praia?
FRAN VIANA - Mesmo saindo pouco, acho a diversidade existente na cidade muito estimulante. Do freestyle do Guga de Castro aos grooves do Marquinhos, passando pelos BPMs finíssimos do Rodrigo Lobbão e do Fil, ao indie do Neto Pessoa temos de quase todas as vertentes uma boa dose. Espaços virtuais como o Cenaceará e este blog são representativos dessa variedade.

LAF - Hoje qual é o DJ que o tira de casa para encarar uma balada a noite toda?
FRAN VIANA - Um line up que incluísse pelo menos 2 dos supracitados. Contudo, sinto falta de um espaço dedicado ao reggae, dub e tudo mais que for "raiz". Ando numa fase muito solar ultimamente.
 

SERVIÇO
GLAM PARTY FORTALEZA 3ª EDIÇÃO -
Festa que celebra a cultura glam e marca a comemoração dos 25 anos de carreira do DJ Fran Viana. Participação dos DJs Dado, Danny Husk e Évison. Sábado (14) na boate Level (antiga Club 20 - Rua Dragão do Mar, 218 - Praia de Iracema), a partir das 22 horas. Preços: R$ 15,00 (1º lote), R$ 20,00 (2º lote) e R$ 25,00 (3º lote). Promoção: os primeiros 100 ingressos concorrem a sorteios de camisas da festa. Informaçoes: www.facebook.com/4Fellas

Nenhum comentário:

Postar um comentário